Nossa História!
Tudo começou em abril de 1.943, durante o governo
Getulio Vargas. Com o nascimento da C.L.T (Consolidação das Leis do Trabalho) os trabalhadores, ganharam também as entidades sindicais – criadas para defender o interesse coletivo de toda uma categoria.
Apontado como um dos pioneiros no Brasil, o Sinhotel era detentor de uma das maiores bases territoriais de todo o Estado – indo até as fronteiras da cidade de Marília – distante há mais de 350 Km de Campinas.
Sob a presidência do garçom Henrique Scamia, o Sindicato funcionava nessa época num pequeno espaço na Rua Dr. César Bierrembach, 72, sala 07, no centro de Campinas. Tempo Depois foi construída a sede central, na Rua Do Professor, 357 onde estamos até os dias de hoje.
Durante a era Vargas tudo era muito difícil, os sindicatos só estavam autorizados a realizarem acordos coletivos – e o que é era pior – com duração de apenas três meses. Essa realidade durou até o golpe militar de 1.964, quando os Sindicatos ganharam mais poder de negociação. Com o fim dos acordos coletivos, as assembleias foram fortalecidas.
Com a Constituição de 1.988 vieram novas alterações e novos direitos. Nessa época, o então presidente já dava sinais de cansaço. Tanto, que trouxe o então vice- presidente Orides Rodrigues de Sousa para acompanhar o trabalho. Orides Rodrigues assumiu o sindicato em 31 ou agosto de 2001. Até essa data o Sindicato era formado somente por um advogado – que atendia em expediente de meio período – e uma pessoa para homologar as rescisões de trabalho. O atendimento ao público era das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas. Logo em seu primeiro dia de mandato, Rodrigues promoveu uma verdadeira revolução! O atendimento passou das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:30. Foram contratados mais 21 novos advogados – hoje formam o Departamento Jurídico exatamente 22 profissionais. O quadro de funcionários foi multiplicado por 70 vezes. Agora, somos 72 trabalhadores.
Subsede só existia em Rio Claro, atualmente somos 12 – praticamente em toda a Região metropolitana. O Clube de Valinhos foi totalmente reformado e hoje é motivo de orgulho aos trabalhadores e sindicato co- irmãos. Antes os trabalhadores utilizavam colônias de férias conveniadas. Mas dificilmente conseguia – se vagas.
Mesmo com recursos próprios foram investidos mais de 7 milhões de Reais na aquisição, demolição, reconstrução e compra de equipamentos para a nossa colônia de férias própria. Mais um desafio vencido. Criou o bolsa bebê – que é um kit completo aos recém nascidos da maternidade. As mochilas escolares ganharam nova roupagem e melhores produtos. Hoje são entregues em mochilas firmes e seguras, melhorando de sobremaneira a lista de materiais.
Ao assumir cargo de presidente, Rodrigues, tinha dois ambiciosos projetos. Departamento Odontológico e assistência médica. Todos gratuitos. Com o passar dos tempos os sonhos foram se concretizando. Foi idealizado a Clinica Odontológica do Trabalhador, que ocupa uma andar todo de um prédio no centro de
Campinas equipado com o que há de melhor no mercado. Lá o associado / paciente tem direito de uma simples consulta para avaliação indo até tratamento de canal. Incluindo prótese móvel (dentadura). São oito profissionais altamente qualificados para atender a categoria.
No fechamento da última Convenção Coletiva de Trabalho, Rodrigues conseguiu incluir entre as clausulas sociais a cessão de assistência médica os profissionais da área. Não foi fácil, porém com muita habilidade e paciência nosso Presidente conseguiu convencer toda a diretoria do Sindicato patronal, em mesa redonda a aceitar a sua proposta. Depois de aceita, os trabalhadores passaram a contar com assistência médica gratuita – exames médicos e laboratoriais.
Foram criadas parceria com a C.M.I – (Centro Médico Integrado) e o laboratório Samuel Pessoa que passaram a atender nossos associados / pacientes.
Também está credenciada a Clinica de Imagem (C.D.E). Desde aquele abril de 1.943 nosso Sindicato vem crescendo e melhorando significativamente o atendimento aos seus associados. Os sonhos do gestor Orides Rodrigues de Sousa ainda não acabaram: Ele garante que vem mais por aí. Quem viver, verá!